box 2

O Spectrum Eletrostatic Sprayer System é o mais moderno e eficiente equipamento de pulverização aérea no mercado.

Utilizando uma carga eletrostática de até 16.000 Volts, o ES System é capaz de aplicar com grande eficiência os defensivos agrícolas, garantindo uma aplicação muito mais uniforme e com grande número de gotas impactadas no alvo, muito maior que nos sistemas convencionais de aplicação.

O ES System é utilizado ao redor do mundo para aplicação de defensivos em Soja, Arroz, Cana-de-Açucar, algodão, milho, batata, uva e muitas outras culturas.

Além da grande eficiencia de aplicação do sistema ES System, ele opera em baixo volume – 10L/ha – gerando grande rendimento para os operadores de pulverização aérea, reduzindo custos operacionais e reduzindo consideravelmente impactos ambientais.

O Spectrum Eletrostatic System foi desenvolvido pelo engenheiro USDA-AR, James B. Carlton, Ph.D, e patenteado pela USDA. Em 1999, USDA garantiu a Spectrum Electrostatic Sprayers a licença exclusiva para fabricação e distribuição desta tecnologia inovadora.


O ES System é o sistema de aplicação ideal para prestadores de serviço que visam qualidade e eficiência de aplicação para seus clientes.


Como o ES System funciona

O sistema patenteado de bicos de pulverização do ES System possui bicos cônicos de pulverização centrados em um eletrodo em forma de anel. Conforme a calda passa pelo bico, ela é quebrada em gotas finas e muito finas (tamanho médio de gotas na ordem de 100 micras), e, ao passar pelo eletrodo, são expostas a um campo eletrostático que induz as gotas positivamente (asa da direita) e negativamente (asa da esquerda).

Inicialmente, a calda (aguá e produtos químicos) estão neutros, isto quer dizer, com número iguais de prótons (+) e elétrons (-). O sistema de potência do ES System foi desenvolvido para carregar as gotas positivamente e negativamente (asa direta e esquerda, respectivamente) ao atravessar o eletrodo. O resultado disto é que as gotas ficam temporariamente carregadas negativamente (excesso de elétrons) ou positivamente (excesso de prótons). Esta modificação temporária no balanço de elétrons e prótons não interfere no principio ativo do produto químico.


Como as gotas são atraídas para a área de impacto

As gotas eletrostaticamente carregadas são atraídas por objetos condutores, incluindo plantações, arvores, arbustos e outras planas. Isto ocorre devido a necessidade que as gotas carregadas precisam buscar um balanço neutro de elétrons e prótons. Quando uma grande quantidade de gotas carregadas, neste caso, positivamente, se aproxima do alvo, as gotas atraem e retiram elétrons que estão na planta. Este processo funciona como um “imã”, pois a gotas são atraídas para as plantas. O mesmo ocorre com as gotas carregadas negativamente, onde as plantas irão fornecer prótons para as gotas e atuarão como imãs. O balanço final deste processo é nulo, pois todas as plantas estão em contato com a terra, onde é descarregado o excedente de carga elétrica.


Como gotas carregadas eletrostaticamente aumentam a deposição

Ao contrário de sistemas convencionais de aplicação, onde as gotas pulverizadas tendem a se colidir formando gotas maiores antes de atingir a zona de impacto, as gotas eletrostaticamente carregadas produzidas pelo sistema de bicos do ES System se repelem, devido que cargas de mesma polaridade, mantendo o mesmo tamanho de gota e mesmo número de gotas que foram produzidas originalmente e com isto a deposição na zona de impacto (plantas) é muito maior que aplicações convencionais.

Adicionalmente, conforme as gotas vão se depositando na superfície das plantas, as cargas elétricas naquela área são rebalancedas, forçando as demais gotas para outras superfícies da planta que ainda não estão balanceadas, gerando assim uma cobertura uniforme em toda a área foliar da planta, incluindo plantas com grande área foliar e densa vegetação.

Em aplicações convencionais, as gotas são influenciadas apenas por fatores externos (gravidade, pressão do ar, temperatura, etc), sendo que as gotas e as plantas não exercem nenhuma influencia uma na outra.